Duas estatísticas impressionantes que demonstram toda a força de Swiatek nos Grand Slams

Duas estatísticas impressionantes que demonstram toda a força de Swiatek nos Grand Slams

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 30, 2023

Iga Swiatek avançou para a terceira rodada do US Open 2023. Quase não é mais uma novidade reportar esse fato, mas a verdade é que a número 1 do mundo mais uma vez garantiu seu lugar nessa fase de um Grand Slam, ao derrotar Daria Saville por 6-3 e 6-4.

Para que se tenha uma ideia, a polaca é apenas a segunda jogadora nos últimos dez anos a atingir a terceira rodada de 15 torneios de Grand Slam de forma consecutiva. Essa sequência teve início no Australian Open de 2020 e não parece ser fácil de interromper, visto que à sua frente está Elise Mertens, que em Wimbledon foi derrotada por Elina Svitolina na segunda rodada, interrompendo a sequência em 18.

Por outro lado, uma outra estatística foi destacada considerando algo que ocorreu na primeira rodada. Swiatek aplicou um 6-0 a Rebecca Peterson, tornando este o 11º Grand Slam consecutivo em que a polaca concedeu um “bagel” ou um “pneu”, como preferirem chamar…

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt