Trio português conhece sorte na Figueira e a primeira joga já na terça-feira

Trio português conhece sorte na Figueira da Foz e a primeira joga já na terça-feira

Por Bola Amarela - julho 24, 2023
francisca-jorge

Francisca Jorge, Matilde Jorge e Elizabet Hamaliy, as três representantes portuguesas no quadro principal de singulares do Figueira da Foz Ladies Open, conheceram esta segunda-feira as adversárias na prova de 100.000 dólares que o Tennis Club da Figueira da Foz organiza, entre 23 e 30 de julho, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Número 324 do ranking mundial (é a melhor entre as portuguesas), Francisca Jorge iniciará a campanha no Tennis Club da Figueira da Foz contra Georgina Garcia Perez.

A espanhola venceu o Figueira da Foz Ladies Open quando o torneio ainda pertencia à categoria de 25.000 dólares, em setembro de 2020, e duas semanas depois derrotou Francisca Jorge na final de outro ITF em Portugal, o Porto Open.

Atualmente no 384.º posto do ranking, a espanhola de 31 anos já foi 124.ª (em novembro de 2018) e passou o qualifying graças a uma vitória por 7-5 e 6-2 contra a dinamarquesa Olga Helmi (472.ª).

Se ultrapassar o primeiro desafio, a melhor tenista portuguesa da atualidade poderá enfrentar na segunda ronda Kristina Mladenovic. A francesa é a jogadora com melhor currículo entre as participantes do torneio, pois chegou a ser top 10 em singulares (um título em oito finais de torneios WTA) e número um mundial de pares (um vasco palmarés que inclui torneios do Grand Slam), e chegou à Figueira da Foz com o troféu de vice-campeã do Porto Open na bagagem. Terá como primeira adversária Sarah-Rebecca Sekulic (631.ª), que afastou a ex-top 30 Urszula Radwanska (atual 418.ª) por 7-6(3) e 7-5.

Matilde Jorge (596.ª) foi a única das três portuguesas a conhecer a primeira adversária logo após a realização do sorteio, que a colocou frente a frente com a primeira cabeça de série, Jaqueline Adina Cristian (123.ª).

A romena tem 25 anos é a atual número 123 do ranking WTA, mas chegou a ser 58.ª em janeiro de 2022 e já conta com 14 títulos de singulares no currículo, entre os quais três conquistados este ano e dois deles em provas de 60.000 dólares. Devido a uma grave lesão no joelho ficou fora de competição cerca de meio ano após alcançar a melhor classificação da carreira, para a qual muito contribuiu a final que alcançou no WTA 250 de Linz em 2021.

Se conseguir surpreender a melhor classificada entre as participantes deste que é o sétimo e mais forte Figueira da Foz Ladies Open de sempre, a vimaranense de 19 anos jogará a segunda ronda ou contra a polaca Katarzyna Kawa (252.ª) ou contra a lucky loser britânica Sarah Beth Grey (696.ª).

Já Elizabet Hamaliy, atualmente sem classificação mundial, iniciará a campanha neste Figueira da Foz Ladies Open perante a suíça Chelsea Fontenel (1025.ª). Se for bem-sucedida, defrontará na segunda ronda ou a francesa Carole Monnet — sexta cabeça de série (185.ª WTA) e campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de setembro, no CIF — ou a turca Pemra Ozgen (474.ª).

O lote de apuradas ficou completo com os nomes de Alina Korneeva (326.ª), a jovem russa de 16 anos que este ano venceu os torneios juniores do Australian Open e de Roland-Garros, Francesca Curmi (321.ª), Anna Kubareva (347.ª), Eudice Wong Chong (244.ª) e Ksenia Zaytseva (452.ª), esta última repescada como uma das duas lucky losers.

Elizabet Hamaliy será a única portuguesa a entrar em ação em singulares já esta terça-feira, logo às 11 horas. Na variante de pares, Francisca Jorge e Matilde Jorge darão início à prestação como primeiras cabeças de série já na parte da tarde contra Irene Burillo Escorihuela e Francesca Curmi.