McEnroe sugere que Roland Garros coloque Nadal entre os quatro primeiros cabeças de chave

McEnroe sugere que Roland Garros coloque Nadal entre os quatro primeiros cabeças de chave

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 15, 2023
nadal roland garros 2023
Nicolas Gouhier / FFT

As dúvidas permanecem sobre se Rafael Nadal vai estar apto para disputar Roland Garros. No entanto, caso se confirme que o espanhol está em condições de jogar o Grand Slam francês, Rafa estará fora dos dez primeiros cabeças de chave.

Neste momento, o 14 vezes campeão seria 15º cabeça de chave, o que faz com que possa encontrar jogadores como Novak Djokovic ou Carlos Alcaraz muito cedo.

Pois bem, Patrick McEnroe não concorda com isso e diz que Nadal deveria receber um tratamento especial com uma mudança de regras. “Será interessante ver em qual lugar na chave a Federação Francesa vai colocar o Nadal. Eles sempre usaram o ranking ATP como regra. Quando o Rafa enfrentou Djokovic nas quartas final não gostei”, disse em seu podcast.

Leia também:

[VÍDEO] Fognini e Rune começam o jogo com drama
Becker: “Espero que Nadal não se aposente em Roland Garros”
Afastada das quadras por gravidez, Osaka responde aos ‘preocupados’ nas redes sociais

O que fazer então? McEnroe lembra o que Wimbledon fez entre 2000 e 2021. “Não acredito que vão meter Nadal como primeiro ou segundo cabeça de chave, algo que penso que deviam fazer. Pelo menos no top 4. Porque agora, por falta de torneios jogados, está fora do top 10 para Roland Garros. Essa é a grande pergunta que todos querem ver respondida”, analisou.

Wimbledon usava uma fórmula diferente de cabeças de chave, com os pontos em grama tendo grande peso na hora de definir os cabeças de chave, até que o sistema normal foi adotado em 2021. Em 2018, por exemplo, quando Serena Williams estava ainda retornando ao circuito depois de sua gravidez, ela foi colocada como 25ª cabeça de chave, mesmo sendo 181 do mundo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt