Nuno Borges brilha em Monterrey e já tem lugar no quadro de Acapulco

Nuno Borges brilha em Monterrey e já tem lugar na chave de Acapulco

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 24, 2023
nuno-borges

Nuno Borges vive uma excelente semana no Challenger de Monterrey, torneio de categoria 125, no qual já se encontra nos quartos-de-final. O número um nacional, 103.º do ranking mundial, vai defrontar Daniel Altmaier (95.º) nos quartos-de-final esta sexta-feira, mas entretanto já tem uma boa notícia que só carece mesmo de oficialização.

É que o maiato vai poder seguir viagem para Acapulco e jogar o quadro principal do ATP 500 aconteça o que acontecer. Borges estava na lista de espera enquanto se encontrava também inscrito para o qualifying, sendo que se chegasse às meias-finais em Monterrey — algo pelo qual vai lutar hoje –, já não poderia disputar essa fase de qualificação. No entanto, agora já tem um lugar à sua espera no quadro principal, pelo que pode atacar o troféu em Monterrey, sabendo que depois segue para o ATP 500.

 

Tudo isto devido às desistências que se foram acumulando (Stefanos Tsitsipas, Sebastian Korda, Richard Gasquet, Jenson Brooksby Reilly Opelka), mas também ao facto de haver um lugar de Special Exempt que será vagado. De acordo com as regras, só estaria elegível alguém que atingisse as meias-finais do Rio Open, por ser um ATP 500, uma vez que não há nenhum ATP 250 na área geográfica de Acapulco. Como nenhum tenista dos ‘quartos’ no Rio é elegível para ser SE, então Nuno Borges irá ficar com essa vaga.

Desta forma, junta-se a um quadro que conta com Carlos Alcaraz, Casper Ruud, Taylor Fritz, Holger Rune, Cameron Norrie, Frances Tiafoe, Alex de Minaur, Matteo Berrettini ou Denis Shapovalov. Será a estreia do maiato de 25 anos em torneios desta categoria.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt