Shapovalov volta a desiludir e perde para Mmoh em Delray Beach

Shapovalov volta a desiludir e perde para Mmoh em Delray Beach

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 16, 2023
mmoh shapovalov
Andrew Parton/Delray Beach Open

Apenas pela quarta vez na carreira, Michael Mmoh se classificou para as quartas de final de um torneio no ATP Tour, desta vez em Delray Beach. O norte-americano de 25 anos, número 87 do mundo, mostrou muita resiliência e aproveitou um dia desastrado de Denis Shapovalov, terceiro cabeça de chave e 27º da ATP, para somar uma das melhores vitórias da carreira em termos de ranking.

Na noite desta quarta-feira (15), Mmoh venceu com parciais de 7-5, 3-6 e 6-3, em 2h22, em duelo que facilmente podia ter caído para o lado de Shapovalov, que acabou perdendo o terceiro jogo seguido. Isto porque o canadense liderou por 4-1 e com pontos para fazer o 5-1 ou o 5-3 no primeiro set, mas permitiu a reação do adversário. Já no segundo set, o norte-americano foi ameaçando a quebra, mas aí o ex-top 10 esteve bem e depois fez o rival pagar pelo desperdício ao quebrar no oitavo game antes de fechar.

Seguiram-se momentos de incerteza, mas Shapovalov não conseguiu embalar daquilo que tinha sido a recuperação na segundo parcial. O canadense ainda teve um 0-40 na mão no quinto game, mas falhou neste momento e nunca mais se conseguiu reencontrar em quadra. Para Mmoh, segue-se agora um desafio com o compatriota Mackenzie McDonald, a valer um lugar nas semifinais em Delray Beach.

Fim do conto de fadas

Quem ficou pelo caminho foi Matija Pecotic (784º). O croata de 33 anos, que nesta semana fez a sua estreia em chaves prinipais da ATP, não conseguiu dar sequência ao magnífico triunfo sobre Jack Sock e cedeu diante de Marcos Giron (55º), que triunfou de forma segura por 6-3 e 6-3. Pecotic, que é tenista em part-time, vai subir mais de 200 posições no ranking mundial após a campanha no torneio.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt