Prontos para os melhores: os impressionantes números de Rublev contra o top 3

Prontos para os melhores: os impressionantes números de Rublev contra o top 3

Por Pedro Gonçalo Pinto - novembro 19, 2022

Andrey Rublev é um tenista a quem se aponta muitas vezes o dedo por falhar na hora da verdade e nos grandes encontros. Ora, os números mostram que o russo tem evoluído de forma notável e voltou a mostrar esse crescimento com a vitória sobre Stefanos Tsitsipas, que lhe garantiu um lugar nas meias-finais das ATP Finals.

Pois bem, Rublev ganhou sete dos últimos nove encontros contra membros do top 3 do ranking ATP, isto depois de perder os três primeiros. A boa sequência arrancou com um triunfo sobre Roger Federer na terceira ronda de Cincinnati em 2019 e seguiu com a vitória sobre Dominic Thiem nos ‘quartos’ de Viena em 2020. Perdeu com Rafael Nadal na fase de grupos das ATP Finals em 2020, mas na mesma prova bateu Thiem. Já em 2021, superou Nadal em Monte-Carlo e Daniil Medvedev em Cincinnati.

A fechar esse ano, perdeu com Novak Djokovic nas ATP Finals, mas vingou-se do sérvio na final de Belgrado já esta temporada. E agora veio o triunfo sobre Tsitsipas. Notável!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt