Swiatek e Sabalenka não cedem sets e Pliskova bate Bencic

Swiatek e Sabalenka não cedem sets e Pliskova bate Bencic

Por José Morgado - setembro 4, 2022

Iga Swiatek, número um do Mundo, e Aryna Sabalenka, sexta colocada, as duas jogadoras com melhor ranking que ainda sobram na parte superior do quadro feminino, qualificaram-se este sábado para os oitavos-de-final do US Open. As duas fizeram-no em dois sets, mas com dinâmicas bem distintas.

A polaca de 21 anos jogou a um nível muito abaixo do seu melhor para derrotar a norte-americana Lauren Davis (105.ª) por 6-3 e 6-4 (esteve a perder por 1-4 no segundo set), ao passo que Sabalenka, que esteve a perder por 2-6, 1-5 com Kaia Kanepi na segunda ronda, desta vez cedeu apenas dois jogos para arrasar com a qualifier francesa Clara Burel (131.ª): 6-0 e 6-2.

Agora, nos ‘oitavos’, Swiatek vai defrontar a alemã Jule Niemeier (que surpreendeu Zheng Qinwen em dois sets), ao passo que Sabalenka aguarda por Danielle Collins ou Alizé Cornet, que fecham a sessão noturna do Ashe Stadium.

Num dos grandes encontros da jornada feminina, a checa Karolina Pliskova, 23.ª WTA e antiga número um, aproximou-se de repetir a final de 2016 ao bater na terceira ronda a suíça Belinda Bencic, 13.ª WTA e campeã olímpica, por 5-7, 6-4 e 6-3. A checa vai defrontar a bielorrussa Victoria Azarenka na segunda-feira e o confronto direto assinala 4-4.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com