CHOQUE: Halep perde com a número 124 WTA na 1.ª ronda

CHOQUE: Halep perde com a número 124 WTA na 1.ª ronda

Por José Morgado - agosto 29, 2022

É, sem dúvida, a principal surpresa do primeiro dai do US Open: Simona Halep, número sete do Mundo e uma das principais favoritas ao título em Nova Iorque — estava numa série de sete vitórias consecutivas que incluía um título no WTA 1000 de Toronto, no Canadá, há pouco mais de duas semanas –, foi eliminada logo na primeira ronda do US Open de forma completamente surpreendente.

Apesar de estar a jogar no seu pior Grand Slam (o único onde nunca foi à final), Halep chegava em grande forma e com enormes expectativas, mas caiu com estrondo diante da jovem qualifier ucraniana Daria Snigur, de 20 anos, 124.ª WTA e ténis pouco ortodoxo, por 6-2, 0-6 e 6-4, num encontro em que a romena nunca se adaptou ao jogo da sua talentosa rival.

Num início de jornada que até estava a ser bom para as maiores figuras do circuito feminino, Maria Sakkarri (3.ª WTA), Coco Gauff (12.ª) e Caroline Garcia (17.ª) seguiram todas em frente. A grega ainda perdeu um set — 6-4, 3-6 e 6-0 — diante da alemã Tatjana Maria (85.ª e que a tinha derrotado em Wimbledon a caminho das meias-finais), mas as outras duas venceram em duas partidas: Gauff frente à francesa Leolia Jeanjean (149.ª) por 6-2 e 6-3, e Garcia contra a russa Kamila Rakhimova (90.ª), por 6-3 e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com