This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal estreia-se no Mundial de Veteranos com vitórias no escalão de +35
A jogar em casa, Portugal estreou-se, este domingo, no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas com vitórias das seleções masculina e feminina do escalão de +35, ambas no Complexo de Ténis do Jamor.
Logo pela manhã, Rui Machado (ex-número 59 do ranking ATP) representou Portugal pela primeira vez em competições de veteranos e fê-lo com um triunfo autoritário por 6-2 e 6-0 contra o austríaco Harald Schachinger.
Depois, Fred Gil (ex-número 62 ATP e já mais experiente em veteranos, com dois títulos de campeão nacional e, sobretudo, quatro medalhas no Mundial de veteranos de 2021) confirmou a vitória ao aplicar os parciais de 6-3 e 6-2 a Martin Zehetner.
O encontro entre Portugal e Áustria concluiu-se com a vitória de Fred Gil e Gonçalo Nicau em pares, por 6-2 e 6-2 contra Schachinger e Zehetner, que assegurou o primeiro lugar da seleção nacional no Grupo A da Italia Cup. Segunda-feira será dia de descanso e, na jornada seguinte, a equipa da casa lutará pelo apuramento para os quartos de final contra a Croácia.
A fechar a jornada, e no mesmo escalão, também a seleção feminina entrou com uma vitória neste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas.
Na Suzanne Lenglen Cup, Portugal venceu a Polónia por 2-1, com Rita Freitas a derrotar Olesja Szpak por 6-0 e 6-0, no encontro inaugural, e a regressar ao court ao lado de Neuza Silva (ex-133 WTA) para derrotar Szpak e Barbara Maciocha por 6-3 e 6-2 no par decisivo. Pelo meio, Frederica Piedade (ex-142 WTA) perdeu por 6-2 e 6-0 com Maciocha.
Ainda no Complexo de Ténis do Jamor, as seleções masculina e feminina de +40 não conseguiram obter vitórias: nas senhoras, Portugal perdeu por 3-0 com a Argentina. Isaura Faria foi a primeira escolhida para subir ao Court 1 e saiu derrotada por Maria Victoria Domina com os parciais de 6-3 e 6-0; depois, a capitã Inês Moura não conseguiu impor-se face a Silvina Delgado, que venceu por 6-1 e 6-2, e no par as mesmas protagonistas lusas uniram forças e cederam perante as mesmas opositoras dos singulares com parciais mais equilibrados (6-2 e 7-5).
Nos senhores, o conjunto luso iniciou a Tony Trabert Cup com um triunfo de Mauri Brito Gomez sobre Tim Webster, por 6-1 e 7-6(4), mas a Grã-Bretanha igualou por intermédio de Anthony Perkins (6-3 e 6-2 a Matthieu Garcia) e celebrou a reviravolta no par, com Perkins e Jim May a vencerem Garcia e João Marques por 6-3 e 6-1.
No Club Internacional de Foot-Ball, a seleção masculina de +45 perdeu por 2-1 com a Alemanha. O conjunto visitante venceu os dois singulares, com Franz Stauder a derrotar António Moura por 6-2 e 7-6(1) e Christian Schaeffkes a impor 6-2 e 6-1 a David Coelho, mas no par a equipa de Portugal conseguiu um ponto importante graças ao triunfo de Lourenço Santos Lima e Luís Sousa Pinto por 6-2, 0-6 e 10-4 perante Matthias Hahn e Dirk Stoebitsch.
A única equipa portuguesa que não foi a jogo nesta primeira jornada do Campeonato do Mundo de Veteranos foi a seleção feminina de +45, que realizará o encontro de estreia na segunda-feira, nos courts de terra batida do Clube de Ténis do Estoril, frente à Suécia.
- Categorias:
- Portugal