Medvedev e companhia são banidos de Wimbledon se não assinarem declaração contra Putin

Medvedev e companhia são banidos de Wimbledon se não assinarem declaração contra Putin

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 1, 2022

Começa a ganhar força a possibilidade de os tenistas russos e bielorrussos enfrentarem problemas reais para poderem disputar o torneio de Wimbledon. Nigel Huddleston, novo Ministro do Desporto, voltou a falar do assunto de forma clara e afirma que os russos e bielorrussos vão ter de dar garantias de que não apoiam nem estão ligados a Vladimir Putin, colocando tenistas como Daniil Medvedev ou Aryna Sabalenka em risco.

A forma de resolver a situação pode passar por… assinar uma declaração. “Têm de provar que são genuinamente neutros e precisamos de garantias. Fizemos um pedido relativamente aos desportistas individuais de que se pretenderem participar num evento no Reino Unido, têm de ser independentes e neutros. Queremos a garantia disso numa declaração escrita em como não estão a receber dinheiro de Putin, Rússia ou Bielorrússia. E que não vão fazer comentários a apoiar Putin, a Rússia ou a Bielorrússia. Se dizem que são neutros, queremos garantias disso para que não haja ligações a Putin”, atirou.

Resta agora saber como é que a situação se vai desenrolar ao longo dos próximos meses, tendo em vista o terceiro Grand Slam da temporada.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt