Torneios de Roma e Madrid vão ser disputados durante duas semanas já em 2023

Torneios de Roma e Madrid vão ser disputados durante duas semanas já em 2023

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 31, 2022
Tennis – ATP 1000 – Italian Open – Foro Italico, Rome, Italy – May 16, 2019 General view during the second round match between Switzerland’s Roger Federer and Portugal’s Joao Sousa REUTERS/Giuseppe Maffia – RC13294E5020

Vêm aí mudanças muito importantes nos calendários do ténis mundial em 2023. Segundo avança o L’Équipe, há mais dois torneios de categoria 1000 (Masters 1000 no circuito masculino e WTA 1000 no feminino) que vão ser disputados ao longo de duas semanas, tal como já acontece com Indian Wells e Miami. Em causa estão as competições em Madrid e Roma, algo que está a gerar reações muito diferentes nas redes sociais.

É que esta alteração implica um impacto forte nos vários torneios ATP 250 que se disputam nesta fase da temporada, como o Millennium Estoril Open. Segundo a mesma fonte, há negociações em curso para estudar a forma como se vai manter as provas, sendo que os planos devem passar por colocar os 250 na segunda semana desses torneios de Madrid e Roma.

Ora, se olharmos para o atual calendário, Madrid acontece este ano de 1 a 8 de maio e Roma na semana imediatamente seguinte, de 8 a 15, com Roland Garro a arrancar a 22 de maio. Tendo em conta o reajustamento que terá necessariamente de haver, fica praticamente assegurado que o Millennium Estoril Open teria de passar para uma ‘slot’ na segunda semana de um desses torneios.

De resto, entre outras novidades avançadas pelo jornal francês, destaca-se o facto de a WTA permanecer sem qualquer torneio na China, enquanto a ATP tem uma digressão por Chengdu, Zhuhai, Pequim e Xangai. Por outro lado, Moscovo, que este ano foi suspenso devido à guerra na Ucrânia, está planeado novamente.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt