Monfils deixa todos em choque e Medvedev abandona número um três semanas depois

Monfils deixa todos em choque e Medvedev abandona número um três semanas depois

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 14, 2022

Três semanas. Eis a duração do reinado de Daniil Medvedev como número um do Mundo. É que o tenista russo não aguentou e falhou logo o objetivo mínimo no primeiro torneio em que defendia a liderança na hierarquia mundial masculina, ao ser eliminado na terceira do Masters 1000 de Indian Wells. Medvedev precisava de atingir os ‘quartos’ mas nem os ‘oitavos’ alcançou, por culpa de um super Gael Monfils.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1503465200426573835

La Monf, com o estatuto de 26.º cabeça-de-série, venceu com os parciais 4-6, 6-3 e 6-1, deixando o russo em choque. É que até o próprio veterano francês, de 35 anos, disse antes do encontro que não acreditava muito nas suas hipóteses diante do novo número um do Mundo. Parecia que tinha razão tendo em conta a amostra da primeira partida, mas tudo mudou radicalmente daí para a frente, com a surpresa a ficar consumada de forma natural por incrível que pareça. Medvedev ainda salvou cinco match points, mas não resistiu ao sexto.

Esta foi a segunda vez que Monfils bateu o número um do Mundo na sua carreira, depois de também ter festejado em Doha’2009 diante de Rafael Nadal, mas agora com o condão de devolver o trono do ranking ATP a Novak Djokovic, que recupera a liderança sem sequer ter de jogar, uma vez que estava proibido de entrar nos Estados Unidos por não ter a vacinação contra a Covid-19.

Certo é que Monfils avança com mérito para os oitavos-de-final, preparando-se agora para mais um duelo extremamente complicado: é que irá medir forças com o jovem prodígio Carlos Alcaraz, que atropelou Roberto Bautista Agut.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt