Tennis Australia explica como Djokovic recebeu exceção médica para disputar Australian Open

Tennis Australia explica como Djokovic recebeu exceção médica para disputar Australian Open

Por Bola Amarela - janeiro 4, 2022
epa09570001 Novak Djokovic of Serbia reacts during the final match against Daniil Medvedev of Russia at the Rolex Paris Masters tennis tournament in Paris, France, 07 November 2021. EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

É a notícia mais forte do dia. Novak Djokovic recebeu uma exceção médica para disputar o Australian Open mesmo sem estar vacinado contra a Covid-19, pelo que vai à procura de um 10.º título em Melbourne e de fixar o recorde de troféus do Grand Slam com o 21.º Major. Desde logo choveram críticas à Tennis Australia pelo facto de o sérvio ter recebido essa mesma exceção, mas o organismo já divulgou um comunicado no qual explica como tudo se passou.

“Djokovic pediu uma exceção médica que foi concedida depois de um processo rigoroso que envolveu dois painéis médicos independentes. Um foi o Independent Medical Exemption Review Panel formado pelas autoridades de saúde de Victoria. Avaliaram todas as candidaturas para ver se correspondiam às regras do Australian Technical Advisory Group on Immunisation”, pode ler-se.

O comunicado detalha ainda os traços gerais de como corre um processo de candidatura para uma exceção médica. Ora, esses processos passam primeiro por uma painel de doutores na área de imunologia e doenças infecciosas. As candidaturas que respeitavam as regras da ATAGI seguiam para um segundo painel escolhido pelo governo e só aí ficava decidido o destino da candidatura de Djokovic e de outros que pediram exceção médica.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisPodcast/status/1478328659220086787?s=20