Federer deixa mensagem forte aos jovens: «Têm de trabalhar duro e sonhar»

Federer deixa mensagem forte aos jovens: «Têm de trabalhar duro e sonhar»

Por José Morgado - março 10, 2021
federer-doha

Roger Federer, que regressa esta quarta-feira ao ténis a caminho dos 40 anos de idade, deixou esta terça-feira uma mensagem especial para os jovens tenistas que tencionam um dia ser… como ele. O suíço foi questionado durante uma entrevista em Doha e deixou uma resposta curiosa.

Eu acredito que tudo é possível. Têm de trabalhar duro e sonhar, isso também faz parte da vida. Há que colocar a mira em coisas grandes pois caso contrário só alcançarão pequenas coisas. Devem acreditar que se sonharem, vão fazer acontecer. Cada um controla a sua vida, ninguém pode fazer isso por nós. Treinadores, professores ou pais podem levar os jovens até à porta, mas cada um deles é que tem de viver e passar pelas experiências”, disparou o helvético.

O suíço prosseguiu com a mensagem forte. Todos os miúdos devem entender isto que digo. É algo que eu mesmo experimento com meus filhos todos os dias. Espero que um dia eles percebam o quanto tento ajudá-los no processo de crescimento. Também acho que devemos torná-lo divertido para as crianças. Como pai, tento fazer o meu melhor. Então, eu diria aos jovens para trabalhar duro, sonhar e acreditar em quem os acompanha neste processo”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt