Djokovic escreve último capítulo do conto de fadas de Karatsev e volta à final

Djokovic escreve último capítulo do conto de fadas de Karatsev e volta à final

Por Bola Amarela - fevereiro 18, 2021

A Rod Laver Arena é mesmo a sua casa! Novak Djokovic fez uma das melhores exibições nestas duas semanas para se qualificar pela 9.ª vez para a final do Australian Open. Coube ao número um do mundo a tarefa de escrever o último capítulo do sensacional conto de fadas que Aslan Karatsev viveu em Melbourne. O sérvio trouxe o incrível russo de volta à Terra para igualar as 28 finais de Rafael Nadal em torneios do Grand Slam, ficando apenas atrás das 31 de Roger Federer.

Os parciais contam bem a história de um encontro que foi (quase) sempre na mesma direção. Com 6-3, 6-4 e 6-2 no marcador, Djokovic confirmou o estatuto de favorito e mostrou o porquê de ter ganho todas as nove meias-finais que disputou no Australian Open. Resta agora saber se vai manter o registo imaculado em finais, já que conta com oito títulos no primeiro Grand Slam da temporada. Certo é que, para voltar ao encontro decisivo, Nole teve de encontrar o melhor ténis para neutralizar o qualifier russo (114.º) que deixou tudo em campo e teve grandes momentos.

A verdade é que o pupilo do preparador físico Luís Lopes conseguiu aguentar-se até ao 4-3 do primeiro set. Karatsev ia entusiasmando o público com vários winners, mas a pressão de Djokovic acentuou-se e deu frutos com o break fatal. Assim se fechava um parcial em que o sérvio disparou 9 winners e cometeu… 1 (!) erro não forçado. O líder do ranking ATP entrou noutra dimensão e rapidamente chegou ao 5-1 na segunda partida, sendo que não cometeu qualquer falha direta até esse ponto! No entanto, desconcentrou-se um pouco, errou quatro pancadas e permitiu a recuperação de Karatsev até ao 5-4, com o russo deslumbrar. O russo até salvou dois set points e teve dois pontos de break para conseguir o impensável e fazer o 5-5, mas Nole fechou mesmo e o festejo mostrou a dificuldade com que isso aconteceu.

No entanto, a adrenalina de quase ter virado um 1-5 frente ao número um do mundo pesou nos ombros de Karatsev, que sofreu o break logo a abrir o terceiro set. No entanto, ainda tinha magia guardada para devolver essa quebra pouco depois, a esmagar a bola na linha de fundo. Sò que Djokovic voltou a descolar e partiu para a vitória, com 29 winners e 14 erros não forçados na bagagem. Já Karatsev, que vai entrar no top 50 depois de uma estreia história em torneios do Grand Slam, despediu-se com 24 winners e 30 falhas diretas.

Perante um jogador que estava a disputar o 19.º encontro da carreira no quadro principal de um torneio ATP, Djokovic garantiu, então, um lugar na 28.ª final da carreira em torneios do Grand Slam, ficando à espera do vencedor do duelo entre Daniil Medvedev Stefanos Tsitsipas. Fecha-se um conto de fadas, abre-se a página para Nole ter hipótese de escrever mais história com o potencial 18.º Major, 9.º somente em Melbourne.