Australian Open arranca na segunda-feira: tudo o que se sabe até agora

Australian Open arranca na segunda-feira: tudo o que se sabe até agora

Por Bola Amarela - fevereiro 4, 2021

Um caso positivo no hotel onde mais de 500 pessoas ligadas ao Australian Open estiveram fez o Happy Slam abanar. Surgiram imediatamente dúvidas sobre qual seria o que aconteceria a seguir e, de um momento para o outro, a própria realização do primeiro Grand Slam da temporada estava a ser posta em causa. Os desenvolvimentos têm surgido em catadupa ao longo das últimas horas, pelo que aqui resumimos o que se tem passado.

Australian Open arranca na segunda-feira – A garantia foi dada por Craig Tiley, diretor da Tennis Australia, que se mostrou absolutamente confiante em como o primeiro Major do ano vai mesmo começar nas datas previstas. O dirigente abre, claro, a porta a uma decisão diferente caso a situação mude drasticamente, mas o facto de os jogadores, equipas técnicas e staff estarem na lista de ‘risco moderado’ de contágio com o referido caso positivo deixa Tiley confiante.

Ténis volta já esta sexta-feira – O primeiro efeito colateral do caso positivo foi o cancelamento de toda a jornada de quinta-feira. Não houve ténis em Melbourne porque as 507 pessoas em causa foram todas testadas, sendo obrigadas a ficar em isolamento até receberem o resultado negativo. Como os testes têm estado todos negativos, já foi anunciado o regresso do ténis na sexta-feira, com uma ordem de jogos absolutamente louca.

Sorteio do Australian Open adiado – À espera de saber resultados dos testes e ter tudo clarificado, o sorteio do Australian Open foi adiado de quinta-feira para esta sexta-feira também. Ainda sem uma hora totalmente definida, espera-se que esse mesmo sorteio – à porta fechada – aconteça durante a madrugada desta sexta-feira, por volta das 4 da manhã, hora em Portugal Continental. Pedro Sousa e Frederico Silva vão ficar a conhecer a sua sorte.

Torneios WTA mudam para match tie-break no terceiro set – Com o complexo em Melbourne a receber cinco torneios e ainda a ATP Cup, surgiu uma alteração no que diz respeito aos torneios WTA. Ora, segundo já foi tornado oficial, os duelos femininos vão todos ser decididos num match tie-break (até aos 10) no terceiro set, de maneira a reduzir a duração dos encontros. No entanto, a ATP vai manter o formato normal para os jogos dos quadros masculinos.