Australian Open vai ter mão pesada e ameaça com prisão e deportação

Australian Open vai ter mão pesada e ameaça com prisão e deportação

Por José Morgado - janeiro 7, 2021
ausopen

O Australian Open divulgou esta quinta-feira novidades interessantes, na ressaca de acontecimentos recentes no que diz respeito ao comportamento menos correto de jogadores em quarentena. O torneio divulgou em comunicado uma série de medidas para os jogadores que não cumpram as regras impostas, sendo que algumas delas são bastante mais pesadas do que tudo aquilo que aconteceu até agora no circuito.

Recorde-se que o Australian Open impõe uma quarentena de 14 dias em hotéis a todos os tenistas e staff, sendo que apenas os jogadores e treinadores podem abandonar o hotel por cinco horas diárias para treinos e sessões de ginásio. As refeições também podem ser feitas fora do quarto… mas no hotel. A Austrália tem sido um dos países do Mundo que melhor controlou a pandemia, muito por culpa das suas medidas extremamente rigorosas.

Quem não cumprir pode (uma ou mais das seguintes):

— Ser desqualificado de todos os torneios
— Perder todo o prize-money
— Fazer mais quarentena e ser isolado
— Ser preso
— Ser deportado

Qualquer violação às regras por parte de qualquer membro de uma equipa técnica ou acompanhante será averbado ao jogador, que assim sofrerá sempre com a atitude do seu acompanhante.

Ficou famosa recentemente a fuga de Sam Querrey da Rússia, na sequência de um controlo positivo à covid-19. O russo veio justificar-se depois de lhe ter sido aplicada uma multa suspensa de seis meses.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt