Nadal: «O ténis é muito melhor com Federer a jogar»

Nadal: «O ténis é muito melhor com Federer a jogar»

Por José Morgado - dezembro 16, 2020
fedal

Rafael Nadal, número dois mundial, partilha atualmente o recorde de títulos de Grand Slam com o seu eterno rival e bom amigo Roger Federer. O suíço de 39 anos está há quase um ano sem competir, mas o espanhol de 34 espera reencontrá-lo em campo o mais rapidamente possível.

“Acredito que o Federer vai voltar bem. Se estiver em condições para competir e treinar bem, penso que voltará forte. Não tem mais nada a prova, já mostrou que continua a grande nível e fisicamente manteve-se sempre em forma ao longo da sua vida. Não sei quanto tempo vai continuar, mas o ténis é muito melhor com ele a jogar. É bom para a modalidade que ele volte e que possamos prosseguir a nossa rivalidade. Numa perspetiva global, a nossa rivalidade deu uma dimensão diferente ao ténis. Nem sequer falo por mim pessoalmente, mas penso que aquilo que construímos é muito importante para a modalidade”, assegurou o maiorquino, que vai preparando a sua temporada de 2021 na sua academia, em Manacor.

Federer e Nadal defrontaram-se pela última vez já há ano e meio, nas meias-finais de Wimbledon de 2019. O suíço venceu em quatro sets, um mês depois de o espanhol ter triunfado nas ‘meias’ de Roland Garros.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt