Djokovic vai a quinto set, mas bate Tsitsipas e regressa à final em Paris quatro anos depois

Djokovic vai a quinto set, mas bate Tsitsipas e regressa à final em Paris quatro anos depois

Por José Morgado - outubro 9, 2020
djokovic-rg

Novak Djokovic, número um do Mundo, está de regresso à final de Roland Garros quatro anos depois de ter completado em Paris o seu tão desejado Grand Slam de carreira. O sérvio de 33 anos vai jogar a sua 27.ª final de Grand Slam, quinta em Paris, e vai procurar no domingo tornar-se no primeiro tenista da história a ganhar pelo menos duas vezes em cada um dos quatro principais torneios do ténis mundial.

Num encontro que durante duas horas pareceu completamente controlado pelo sérvio, Djokovic teve match point quando serviu a 6-3, 6-2 e 5-4, Stefanos Tsitsipas, número seis mundial, conseguiu encostar e empurrar a decisão para um quinto set, altura em que Djokovic voltou a subir o nível para triunfar em cinco partidas e quase quatro horas, por 6-3, 6-2, 5-7, 4-6 e 6-1. O grego cai de pé e vai voltar a ser top 5 mundial.

Na final, Djokovic defronta Nadal pela 56.ª vez. O sérvio comanda o confronto direto por 29-26 e venceu 14 dos últimos 18 encontros, mas o espanhol tem vantagem em terra batida (17-7), em Roland Garros (4-1) e em Grand Slams (9-6).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt