Roger Federer conta a promessa que fez ao seu pai Robert

Roger Federer conta a promessa que fez ao seu pai Robert

Por José Morgado - julho 28, 2019
federers

Roger Federer está prestes a fazer 38 anos, mas não esquece como a sua juventude foi muito importante para o seu desenvolvimento não só enquanto jogador, mas também como homem. O suíço recordou em entrevista uma promessa que fez ao seu pai, Robert Federer, na sua juventude, e que acabou por marcar o seu percurso.

“Eu sempre quis ser desportista, ou futebolista ou tenista, qualquer coisa. Não gostava muito da escola e das aulas. Mas sempre garanti ao meu pai que se o desporto não corresse bem ia voltar a estudar. Essa foi uma promessa importante que lhe fiz e que o tranquilizou quanto ao meu futuro”, assumiu o helvético em declarações ao site da sua fundação, que ajuda precisamente na construção de escolas em zonas sub-desenvolvidas em África.

O suíço falou mais detalhadamente das ações de caridade que tem feito. “Comecei a fundação em 2003, no ano em que ganhei Wimbledon pela primeira vez, no Dia de Natal. Tenho aprendido muito com todo este processo, nomeadamente ao nível da transparência. Há certas regras que têm de ser seguidas e eu não sabia. Há muitas outras pessoas que têm tido problemas fiscais com situações dessas. Mas comigo não tem sido problema”.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com