HISTÓRICO. Nuno Borges está na final dos NCAA Championships

HISTÓRICO. Nuno Borges está na final dos NCAA Championships

Por José Morgado - maio 24, 2019
nuno-borges-final

Pela primeira vez na história, um português vai discutir a final do fortíssimo Campeonato Nacional Universitário dos Estados Unidos. Nuno Borges, o número um do ranking universitário, apurou-se esta sexta-feira para o encontro de discussão do título da prova, depois de nos dois anos anteriores ter perdido sempre nas meias-finais da competição (no ano passado chegou a ter match point nas ‘meias’).

O jovem da Maia, de 22 anos, que estuda na Mississipi State University e soma também três títulos ITF no seu palmarés, derrotou nas meias-finais o norte-americano Alex Rybakov, da Universidade do Texas, por 7-5 e 6-3, confirmando o seu favoritismo pelo que tem jogado este ano na NCAA (são já 31 vitórias seguidas em singulares), mas contrariando a vantagem de ranking do americano (que é 461.º ATP e o português 643.º).

Borges faz história (mais uma vez) também para a sua Universidade, ao tornar-se no primeiro finalista de singulares da história de Mississipi State nesta competição. Em pares, Borges tinha perdido nos quartos-de-final ao final da noite de quinta-feira, frente a uma dupla da Universidade do Tennessee.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/NCAATennis/status/1132038576307417089

Na final, marcada para sábado, Borges vai defrontar o vencedor o britânico Paul Juub (Carolina do Sul), numa final entre dois ‘estrangeiros’, o que significa que não será atribuído um wild card para o US Open ao vencedor. Quando o campeonato da NCAA é americano, a USTA oferece habitualmente um convite para o quadro principal.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com