This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa estreia-se com triunfo na relva de ‘s-Hertogenbosch
João Sousa, a ocupar esta semana o 44.º posto do ranking mundial, estreou-se da melhor maneira na temporada de relva, ao garantir um triunfo em rês partidas diante do uzbeque Denis Istomin que o coloca na segunda ronda do Topshelf Open 2015, torneio ATP 250 disputado na relva holandesa de ‘s-Hertogenbosch.
Depois de na época passada ter alcançado as meias-finais da prova, o vimaranense de 26 anos não deixou escapar a vitóia frente ao 81.º da tabela classificativa, pelos parciais de 6-2, 0-6 e 6-2, tendo precisado de uma hora e 12 minutos para confirmar o seu estatuto de oitavo cabeça-de-série.
Decidido a não perder muito tempo, o número um nacional não deu qualquer hipótese ao uzbeque de entrar verdadeiramente na disputa pelo primeiro set. Sousa esteve absolutamente dominador no capítulo do serviço, ao conquistar todos os pontos com o seu primeiro serviço e ao ceder apenas um ponto com a segunda bola.
Na segunda partida, o rumo dos acontecimentos inverteu-se. O jogador nacional não conseguiu manter o nível apresentado no set inaugural e Istomin aproveitou sem hesitar a quebra de rendimento do português, não permitindo que vencesse qualquer jogo de serviço.
Na hora de todas as decisões, o melhor jogador nacional voltou a puxar das suas armas. Elevou a percentagem de aproveitamento de primeiros serviços em relação ao segundo set (de 45% para 76%) e voltou a desmantelar o serviço do seu oponente. Chegou à quebra em duas ocasiões, e, na hora de fechar com o seu serviço, não vacilou.
O pupilo de Frederico Marques, que não defende pontos esta semana por o torneio se ter realizado com uma semana de antecedência em 2014, terá pela frente na segunda ronda da competição holandesa o vencedor do confronto entre o russo de 32 anos Mikhail Youzhny, ex-top 10 ATP e atual 71.º mundial, e um jogador oriundo da fase de qualificação.
- Categorias:
- Não categorizado