This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Sousa: «Já me perguntaram se estava interessado em perder»
A polémica em torno de supostos resultados combinados que envolvem jogadores da elite mundial tem feito correr muita tinta nos últimos dias e João Sousa também falou sobre o sucedido. Em declarações ao jornal “A Bola”, o número um português de 26 anos, que na manhã deste sábado tem duelo marcado com Andy Murray no Open da Austrália, admitiu já ter sido aliciado nas redes sociais.
“Foi uma coisa que aconteceu há muitos anos. Nem chegaram a falar em valores, só me perguntaram se estava interessado em perder. Não respondi, fui diretamente à Unidade da Integridade do Ténis e passei o contacto da pessoa que me abordou [pelas redes sociais]”, confessou o vimaranense, com dificuldades em acreditar que jogadores ATP estejam envolvidos em casos de viciação de resultados.
“No circuito ATP, acho difícil que isso aconteça, mas não meto a mão no fogo por ninguém. Tivemos uma reunião em Melbourne com a ATP, mas não se falou sobre isso. Mandaram um e-mail a dizer que, se quiséssemos falar, o presidente da ATP estaria disponível para nos ouvir”, admitiu Sousa, cujo treinador Frederico Marques explicou o que, por vezes, se passa com tenistas de nível inferior.
“Um jogador que passa uma ronda e ganha 70 euros pode ser mais permeável a ponderar ofertas de 500 euros para perder. As contas bancárias no circuito ATP são de outros valores. Já as ameaças são muitas, pelas redes sociais. Os apostadores pedem dinheiro e ameaçam matar a mãe do jogador e o próprio”, sublinhou o técnico português, que exemplificou de imediato.
“Conheço uma pessoa que anda disfarçada pelos torneios a detetar os apostadores. Apanham cinco ou seis em cada torneio. Quando detetam comportamentos ilícitos, são expulsos do clube, mas no dia seguinte voltam… Há tipos que usam equipamentos escondidos debaixo das camisolas e nas calças para comunicar os pontos com o exterior. Queremos estar longe disso”, rematou Marques, apelando à “urgência” de punir quem está envolvido.
Este sábado de manhã, às 8 horas de Portugal Continental, João Sousa, 33.º colocado do ranking mundial, tem encontro marcado na terceira ronda do Open da Austrália com o escocês Andy Murray, número dois mundial. O encontro terá transmissão em direto no Eurosport Internacional.
- Categorias:
- Não categorizado