Roger Federer não ganha a um top 10 desde fevereiro

Roger Federer não ganha a um top 10 desde fevereiro

Por José Morgado - novembro 12, 2018

Roger Federer entrou este domingo com uma derrota na edição de 2018 das ATP Finals. Num torneio que, naturalmente, conta apenas com tenistas do top 10 mundial, o suíço de 37 anos agudizou a sua série de derrotas seguidas face a tenistas dessa elite, diante dos quais não consegue obter qualquer vitória desde… a final do ATP 500 de Roterdão em fevereiro. Desde então… foram só derrotas.

Federer, terceiro ATP, tem alcançado algumas vitórias de grande relevo nos últimos meses, nomeadamente duas sobre Kei Nishikori, uma sobre David Goffin, duas sobre Nick Kyrgios e uma diante de Milos Raonic, mas nenhum dos referidos eram top 10 na altura em que Federer alcançou tais resultados.

De entre todos os oito jogadores presentes nas ATP Finals de Londres, Federer é, inclusive, o jogador com menos vitórias sobre top 10 em 2018.

FEDERER VS. TOP 10 ESTE ANO

Australian Open, final: derrotou Marin Cilic

ATP 500 Roterdão, final: derrotou Grigor Dimitrov

ATP Masters 1000 Indian Wells, final: perdeu com Juan Martín Del Potro

Wimbledon, quartos-de-final: perdeu com Kevin Anderson

ATP Masters 1000 Cincinnati, final: perdeu com Novak Djokovic

ATP Masters 1000 Paris, meias-finais: perdeu com Novak Djokovic

ATP Finals, grupos: perdeu com Kei Nishikori

Se quiser seguir em frente nas ATP Finals, Federer terá muito provavelmente de interromper essa série de desaires face a top 10, com a forte chance de ter de vencer não um… mais dois top 10 até ao final da semana: Dominic Thiem, na quinta-feira, e Kevin Anderson, na quinta.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com