MVP e recordista: Nuno Borges é campeão de conferência na NCAA

MVP e recordista: Nuno Borges é campeão de conferência na NCAA

Por José Morgado - abril 22, 2019

Continua a ser absolutamente sensacional aquilo que Nuno Borges, de 22 anos, está a fazer no campeonato universitário dos Estados Unidos, em representação da Universidade de Mississipi State, onde já é… um verdadeiro ídolo. Medalhado nas Universíadas de 2017 e duas vezes semifinalista dos NCAA Championships, Borges, que também já soma quatro títulos internacionais de singulares (dois em 2017 e outros dois em 2018), escreveu este fim-de-semana mais um bonita página no seu percurso nos Estados Unidos.

O jovem da Maia, que deverá abraçar o profissionalismo no final deste ano letivo, foi o principal responsável pela vitória da sua equipa na Conferência Sudeste da NCAA, cujo torneio final se jogou esta semana em Gainesville, na Florida, casa da Universidade de… Duarte Vale, antigo top 10 mundial juniores, cuja equipa foi eliminada nas meias-finais.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/HailStateMT/status/1119696928713867264

Ora, a formação de Mississipi State, campeã da conferência, derrotou na final a Universidade do Tennessee… de Martim Prata, que jogou e perdeu o seu encontro de singulares. Borges, por seu turno, derrotou Timo Stodder por 2-6, 6-2 e 6-3 no encontro decisivo, sendo posteriormente considerado o MVP… de todo o torneio. Na véspera, Nuno já havia batido o recorde de jogador mais valioso da história… da universidade, com números simplesmente impressionantes.

Para além de Borges, Vale e Prata, este torneio teve ainda — e em grande plano — o madeirense Daniel Rodrigues (caloiro, tal como Prata), da Universidade de South Carolina. O antigo vice-campeão nacional absoluto — perdeu a final de 2017 com João Sousa na Beloura — fez excelentes encontros mas acabou derrotado nas meias-finais pela equipa de Nuno Borges. Ainda assim, terminou entre os destaques individuais do torneio.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/SECMTennis/status/1120065370122063873

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt