Svitolina sofre muito, recupera de dois breaks de desvantagem no terceiro set mas segue para os 'oitavos'

Svitolina sofre muito, recupera de dois breaks de desvantagem no terceiro set mas segue para os ‘oitavos’

Por Nuno Chaves - janeiro 19, 2019
Svitolina
Tennis – Australian Open – Third Round – Melbourne Park, Melbourne, Australia, January 19, 2019. Ukraine’s Elina Svitolina reacts during the match against China’s Zhang Shuai. REUTERS/Edgar Su – UP1EF1J07LL3E

Elina Svitolina, número sete mundial, protagonizou uma vitória que certamente a deverá encher de confiança. A tenista ucraniana precisou de trabalhar e sofrer muito mas derrotou a chinesa Shuai Zhang com os parciais de 4-6, 6-4 e 7-5, garantindo um lugar nos oitavos de final do Open da Austrália.

Svitolina foi assistida várias vezes na zona do pescoço/ombro direito e em todo o jogo nunca se mostrou confortável em contrariar o estilo de jogo muito consistente da adversária. No terceiro set, Zhang chegou a liderar por 3-0 com dois breaks de vantagem, ainda assim, a tenista de 24 anos foi capaz de recuperar mas ainda apanhou um susto. Serviu para fechar a 5-3, no entanto, viu fugir a vantagem mas conseguiu, contudo, fechar uma vitória muito difícil, após quebrar o saque no 12.º jogo.

Na luta por um lugar nos quartos de final (o seu melhor resultado em torneios do Grand Slam), Svitolina vai medir forças frente à vencedora do confronto entre Elise Mertens Madison Keys.

Quem também se apurou para a próxima fase foi Anastasija Sevastova. A jogadora da Letónia, 12.ª cabeça-de-série, despachou a chinesa Qiang Wang por 6-3 e 6-3 e vai agora defrontar Naomi Osaka, que sofreu (e de que maneira) para se qualificar.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.