Após derrota caseira com a Bélgica, selecionador brasileiro da Davis... despediu-se

Após derrota caseira com a Bélgica, selecionador brasileiro da Davis… despediu-se

Por José Morgado - fevereiro 4, 2019

 João Zwetsch  decidiu demitir-se do cargo de selecionador da Taça Davis depois da derrota do Brasil diante a Bélgica no confronto da fase de qualificação da Taça Davis, que decorreu durante o fim-de-semana em Uberlândia, estado de Minas Gerias. O técnico estava no cargo há nove anos e ainda não tem substituto definido pela Confederação Brasileira de Ténis (CBT).

“Eu e a CBT já estávamos a conversar há muito sobre esse ciclo e no meu entendimento chegou o momento de terminar”, afirmou Zwetsch, que tinha colocado o cargo à disposição do comando da CBT no último sábado, quando o Brasil perdeu o confronto para a desfalcada Bélgica (sem Goffin, Bemelmans ou Darcis), por 3-1.

“Foi um ciclo importante, que abrangeu várias gerações de atletas, um ciclo de aglutinação de jogadores, com grandes momentos como a vitória do Brasil sobre a Espanha, com a participação no Grupo Mundial da competição. Toda a equipa temmuito respeito pelo trabalho desenvolvido pelo João, que sempre deu prioridade a um clima de parceria e respeito na equipa, dentro e fora dos courts”, acrescentou Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt