Petra Kvitova atinge terceira final de Grand Slam da carreira, primeira da sua 'segunda vida'

Petra Kvitova atinge terceira final de Grand Slam da carreira, primeira da sua ‘segunda vida’

Por José Morgado - janeiro 24, 2019

Há dois anos, Petra Kvitova estava a lutar pela sobrevivência da sua carreira, depois de ser esfaqueada na mão esquerda — a sua dominante — na própria casa. Esta quinta-feira, confirmou o seu grande momento de forma para se qualificar pela primeira vez para a final do Australian Open. É a terceira final de Grand Slam da carreira da checa, que venceu as suas duas anteriores, em Wimbledon 2011 e 2014.

Num encontro arbitrado pelo português Carlos Ramos, que teve algum trabalho com a antiga bicampeã nacional universitária dos Estados Unidos, Kvitova teve alguns problemas em encontrar o seu ritmo, mas recuperou de break abaixo no primeiro set para derrotar Collins por 7-6(2) e 6-0, em 1h33, dominando completamente o encontro com ténis fabuloso a partir do tie-break. O teto foi fechado a 4-4 no primeiro set devido ao calor extremo, o que também não ajudou a ‘causa’ da norte-americana.

Kvitova vai defrontar Naomi Osaka ou Karolina Pliskova na final do Australian Open, em busca de um terceiro título do Grand Slam e da inédita liderança do ranking mundial. Na pior das hipóteses, terminará a semana no segundo posto do ranking e como vice-campeã.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AustralianOpen/status/1088288366955765761

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt