Portugal 1-0 Áustria: João Sousa incendeia Guimarães
João Sousa entrou desinibido e o muito público presente no Pavilhão do Vitória Sport Clube, Guimarães, seguiu-lhe as passadas. O resultado não podia ser outro: um triunfo a abrir o confronto diante de Áustria, fortemente marcado pela raça nacional e devidamente pintado com as cores nacionais.
Envolto num ambiente absolutamente frenético, o vimaranense brindou o seu público com um ténis de excelência e, de caminho, derrotou Gerald Melzer pelos parciais de 6-1, 7-5 e 6-2, dando o primeiro ponto à seleção nacional na primeira ronda do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis.
Com a confiança própria de quem conhece bem o território que está a pisar, o atual 37.º mundial conquistou um jogo em branco logo de entrada e, dai para a frente, só deu Sousa. Esteve irrepreensível no capítulo do serviço e quando precisou de travar o saque do adversário demonstrou o mesmo nível de competência, fechando tranquilamente o parcial inaugural.
O segundo set começou mais equilibrado, com Melzer a chegar à quebra no quarto jogo, mas o português de 26 anos puxou do seu melhor ténis quando o espaço de manobra apertava e devolveu o break no sétimo jogo (4-5). Um lob que levou o público ao delírio, deixou o pupilo de Frederico Marques com um set point, que não tardou a ser concretizado.
Sem baixar o ritmo, Sousa entra no terceiro set a exibir o mesmo ténis espetáculo do final da partida anterior, para conquistar o duplo break. Ainda foi testado pelo 116.º do ranking mundial na reta final do parcial, precisando de salvar dois pontos de break a 5-2, mas meteu um travão definitivo nas aspirações do número dois austríaco com uma bem-sucedida subida à rede.
Gastão Elias é o homem que se segue. O número dois nacional defronta o jogador do momento, Dominic Thiem, 14.º da classificação, no segundo singular do primeiro dia daquela que é a primeira eliminatória jogada na cidade berço. “Vamos todos apoiar o Gastão para que possamos vencer este segundo encontro”, pediu o numero um português antes de abandonar o court.