Zhuhai, o torneio de elite que ninguém quer
Um milhão de euros, 700 pontos para o ranking WTA e uma última oportunidade de brilhar. Os argumentos são de peso, mas não convencem as principais estrelas do circuito feminino. A cidade chinesa de Zhuhai recebe a partir de 3 de novembro a primeira edição do WTA Elite Trophy, que é suposto reunir as 11 melhores jogadoras que não se qualificaram para Singapura e uma convidada.
O formato, no entanto, não convence a maioria das jogadoras, e nesta altura são mais as que já garantiram que não vão à competição do que aquelas que estão dispostas a ir. Timea Bacsinszky, Venus Williams, Ana Ivanovic, Ekaterina Makarova e Victoria Azarenka já anunciaram que não pretendem ir a Zhuhai apesar de estarem todas em posição de qualificação.
O WTA impõe uma multa de 50 mil dólares para quem falha a competição sem estar lesionado, mas as jogadoras ausentes ou alegam lesão – Ivanovic, por exemplo, alegou um problema nas costas – ou pagam sem receios a penalização.
Caroline Wozniacki, por seu turno, adoptou uma postura diferente: não é fã do torneio, mas vai apenas para não pagar a multa. “Será que continuo trabalhar estas semanas e manter-me motivada para disputar esse torneio? Decidi dar uma oportunidade. Se sentisse que estava demasiado cansada arriscaria pagar a multa, mas assim vou…”
Radwanska arrasadora
Quem não gostou nada da quantidade de pontos que a campeã de Zhuhai vai ganhar foi Agnieszka Radwanska, uma das jogadoras apuradas para Singapura. Para a polaca, 700 pontos – mais do que a finalista de um Premier Mandatory, por exemplo, é demasiado.
“Zhuhai não deveria ser obrigatório para ninguém. Deveria ser opção porque é depois de Singapura e tira-nos duas semanas de férias, o que para nós é imenso. 700 pontos é demasiado para um evento que como esse. Se eu estou em Singapura e saio deste torneio como número 9, posso na verdade acabar o ano fora do top-10 com os pontos de Zhuhai. Não faz qualquer sentido”, disparou a polaca, sem papas na língua.
Para já e com todas as desistências, ainda está longe de ser conhecido o elenco do evento chinês. Para além de Wozniacki, só as italianas Roberta Vinci e Sara Errani confirmaram que vão marcar presença, embora a primeira até esteja a recuperar de uma lesão.