Zheng derrota Wang e vai desafiar Sabalenka na final de Wuhan

Zheng derrota Wang e vai desafiar Sabalenka na final de Wuhan

Por José Morgado - outubro 12, 2024
Zheng

Zheng Qinwen, jovem chinesa de 23 anos que é a atual campeã olímpica de simples, viveu neste sábado (12) mais um dia especial na sua carreira, ao se classificar pela primeira vez na vida para a final de um WTA 1000 — e logo em Wuhan, a sua terra natal.

A tenista chinesa, que ocupa o sétimo posto do ranking mundial, saiu por cima de uma duelo 100% chinês diante da compatriota Wang Xinyu, 51ª da WTA, por 6-3 e 6-4, em confronto em que a top 10 foi sempre a jogadora mais dominante.

Zheng continua vivendo uma temporada de 2024 muito especial de cheia de ‘primeiras vezes’. No Australian Open chegou à primeira semifinal e final de Grand Slam, na semana passada em Pequim tinha chegado à primeira semifinal WTA 1000 e esta semana… à primeira final. E, mas importante, foi campeã olímpica e estreou no top 10 mundial.

Leia também:

Tsitsipas faz homenagem emocionante a Nadal: “Quando pendurei um poster na parede…”
Djokovic: “Grande parte de mim foi embora com o adeus de Nadal, Federer e Murray”
Djokovic afasta susto de lesão e volta a vencer Fritz rumo à final em Shanghai

A sua excelente quinzena na China garante-lhe também quase certamente uma classificação inédita ao WTA Finals, que este ano se jogam em Riad, na Arábia Saudita. Na final em Wuhan, ela encara sua algoz na final do Australian Open, Aryna Sabalenka, campeã do torneio em 2018 e 2019.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com