Youzhny critica Djokovic e acusa-o de ter perdido encontro de propósito

Youzhny critica Djokovic e acusa-o de ter perdido encontro de propósito

Por Bola Amarela - janeiro 2, 2021
djokovic-sonego

O ex-tenista russo Mikhail Youzhny, atual treinador de Denis Shapovalov e antigo top 10 do ranking ATP, concedeu este sábado uma entrevista ao site ‘Championat’, em que criticou a falta de ambição de Novak Djokovic na reta final da temporada, aplaudindo simultaneamente a atitude de Rafael Nadal.

“O que aconteceu no US Open, aconteceu. Mas se olharmos para o estado psicológico dele, apesar de ter conquistado o título em Roma e tudo o que isso lhe custou… ele não voltou a ter o mesmo estado emocional após a quarentena. O Djokovic queria terminar o ano como o número um e garantiu-o em Viena. Mas quando conseguiu confirmar isso, simplesmente nem entrou em campo contra o Sonego. Não quis jogar”, disparou o russo, lembrando a derrota mais pesada da carreira do sérvio de 33 anos, nos quartos-de-final do torneio austríaco.

O russo falou um pouco mais sobre o famigerado episódio do US Open. “Djokovic não parou de jogar desde o início do ano. Ele não perdeu um encontro antes do US Open, mas teve um pequeno incidente na reta final do primeiro set diante do Pablo Carreño e reagiu da forma como reagiu. O que é que isso nos mostra? Que o seu sistema nervoso não estava pronto para mudar. O melhor jogador do Mundo escorregou no US Open. Sim, podemos dizer dizer que foi um acidente e que a bola poderia não ter acertado. Mas raramente vi o Djokovic jogar bolas para as bancadas, seja o que for. Raramente vi o Djokovic gritar com o juiz de linha como fez em Roma. E ninguém viu o Novak como na final de Roland Garros, nem ele mesmo.”

Youzhny também elogiou Rafa Nadal e a sua estratégia de não jogar o Masters 1000 de Cincinnati e o US Open para se focar em Roland Garros. “Acho que Nadal aproveitou ao máximo as suas chances. Ele sentiu que seria prejudicial para ele ir para os Estados Unidos e por isso não foi. Isso diferencia-o dos outros.”