Ymer afirma ter provas da inocência se revolta com suspensão por perder exame antidoping

Ymer afirma ter provas da inocência se revolta com suspensão por perder exame antidoping

Por Pedro Gonçalo Pinto - julho 25, 2023

Mikael Ymer está suspenso por 18 meses depois de falhar três testes antidoping, algo que se equipara a um teste positivo. No entanto, o sueco voltou garantir que foi provado por um tribunal independente que não teve culpa quanto ao terceiro teste em que não esteve presente.

Os tenistas são obrigados a informarem o local em que estão constantemente, de maneira que esses testes surpresa possam ser efetuados. Foi aí que aconteceu o problema de Ymer. O sueco explicou que fez uma reserva no hotel principal de um torneio e o seu agente recebeu essa confirmação. De última hora, o torneio mudou Ymer para um outro hotel e o seu agente não recebeu qualquer tipo de comunicação.

Leia também:

Luisa Stefani vai ter número 1 de duplas como parceira em Montreal
Como fica a corrida para o ATP Finals depois de Bastad, Gstaad e Newport
A curiosa troca de ‘mimos’ entre Ruud e Rublev após a final de Bastad

Ymer garante que especialistas de tecnologia analisaram as pegadas digitais e confirmaram que não houve qualquer e-mail enviado ao empresário do sueco, sendo que o próprio não comunicou essa mudança de ‘residência’ exatamente por esse motivo. O tenista ainda afirma que um tribunal independente reconheceu tudo isso, mas a ITF recorreu para o Tribunal Arbitral do Esporte, que analisou o caso de forma diferente.

“Tenho 24 anos, no pico da minha carreira e no meu melhor ranking, e fui banido por 18 meses. Banido não por ganhar vantagem competitiva ilegal sobre os meus colegas, não por ganhar vantagem financeira ilegal, mas por uma questão técnica que não podia ter prevenido. Parece um pesadelo. Não houve justiça”, lê-se em um longo comunicado compartilhado em suas redes sociais.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt