WADA e a situação de Sinner: “Este caso está a um milhão de quilômetros de doping”
A Agência Mundial Antidoping não ficou contente com o fato de Jannik Sinner ter sido absolvido pela Agência de Integridade para o Tênis (ITIA) no caso de doping, por isso recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte. A WADA pediu uma suspensão de um a dois anos, mas chegou a um acordo com o italiano para um castigo de três meses, e agora se pronunciou publicamente sobre o tema.
Ross Wenzel, advogado principal da WADA, fez algumas considerações importantes em relação à especulação dos últimos dias. “Este caso está a um milhão de quilômetros de doping. O feedback científico que recebemos foi de que isto não poderia ser um caso de doping internacional, incluindo a microdosagem. Quando analisamos esses casos, fazemos isso tecnicamente e operacionalmente, e não com medo do que o público, os políticos ou qualquer outra pessoa possa dizer”, afirmou.
O advogado explicou ainda que o próprio feedback do público deixa a WADA de consciência tranquila. “A WADA recebeu mensagens de quem considera que a sanção foi muito alta e injusta para o atleta, e outros dizendo que não foi suficiente. Talvez isso queira dizer que, embora não seja popular para todos, talvez seja uma indicação de que foi na dose certa”, concluiu.