VITÓRIA. João Sousa trava série de derrotas seguidas e avança à 2.ª ronda em Indian Wells
João Sousa está de regresso às vitórias. O número um português e 85.º do ranking mundial carimbou esta sexta-feira à noite o passaporte para a segunda ronda do BNP Paribas Open, prova ATP Masters 1000 disputada em Indian Wells, nos Estados Unidos, e travou uma série de quatro derrotas consecutivas, três das quais em eliminatórias inaugurais.
A defrontar na estreia um jogador que já figurou no top 10 ATP, Sousa apresentou-se longe do seu melhor nível durante grande parte do embate, mas deu a volta ao texto e bateu o menos cotado russo Mikhail Youzhny, de 35 anos e 95.º da tabela mundial, pelos parciais de 4-6, 6-4 e 7-6(4), ao cabo de 2h40 de uma guerra de vontades.
A subir gradualmente o nível de jogo ao longo do compromisso, o português recuperou de set e break abaixo (4-6 e 1-3 na segunda partida), inverteu o rumo dos acontecimentos e liderou por 5-3 no terceiro parcial. No entanto, foi apenas no tiebreak que o vimaranense encontrou a vitória, igualando os seus resultados alcançados em 2014, 2016 e 2017 no deserto californiano.
Na segunda eliminatória, João Sousa mede forças com o quarto cabeça de série da prova, o alemão Alexander Zverev, número cinco mundial que ficou isento da primeira ronda.