Vários comités olímpicos planeiam boicotar Jogos Olímpicos de Inverno na China por causa de Peng
A situação de Peng Shuai continua a dar muito que falar, até porque uma resolução parece longe de chegar. A WTA deu o primeiro grande passo ao anunciar que vai cancelar todos os torneios na China, uma medida muito aplaudida não só na comunidade do ténis. Mas este caso está a ter repercussões que extravasam verdadeiramente a esfera do ténis e até podem implicar… os Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano.
É que há vários comités olímpicos que estão a planear um boicote à edição que se vai disputar na China, entre 4 e 20 de fevereiro. Um deles é o da Austrália, sendo que a iniciativa partiu do Primeiro-Ministro, uma vez que o próprio está em conversações com o seu comité olímpico, de maneira a defender os direitos humanos e enviar uma clara mensagem em relação à situação de Peng Shuai.
Fala-se ainda noutros sete na imprensa internacional, sendo que apenas a Lituânia surge identificada, mas este número pode subir com a revolta que existe. Recorde-se que Peng Shuai esteve sem dar sinais de vida depois de acusar um antigo governante chinês de abusos sexuais, sendo que entretanto participou em duas vídeo-chamadas com o Comité Olímpico Internacional.