Van Assche chega à quinta final Challenger e se junta a grupo de luxo

Van Assche chega à quinta final Challenger e se junta a grupo de luxo

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 4, 2023
Sara Falcão/FPT

O futuro do tênis francês parece novamente promissor. Enquanto Arthur Fils já tem conquistado resultados importantes no ATP Tour, com duas semifinais consecutivas, Luca van Assche continua dando passos seguros no circuito Challenger, ao ponto de ter se classificado para a sua quinta final da carreira com apenas 18 anos.

O número 149 do ranking ATP teve uma demonstração de autoridade para arrasar Arthur Rinderknech (72º), por 6-1 e 6-3, garantindo o a vaga no confronto decisivo do Challenger de Pau, onde agora vai medir forças com mais um compatriota, no caso Ugo Humbert (89º).

Agora, esta chegada à final coloca Van Assche num grupo de absoluto luxo. É que, desde 2016, apenas quatro jogadores chegaram a pelo menos cinco finais Challenger antes dos 19 anos. São eles Carlos Alcaraz, Felix Auger-Aliassime, Frances Tiafoe e Holger Rune. Boa companhia para um talento que venceu o seu primeiro título na categoria em Maia.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt