Van Assche aproveita título no Maia Open para alcançar registo histórico

Van Assche aproveita título no Maia Open para alcançar registo histórico

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 5, 2022
Sara Falcão/FPT

Luca Van Assche mostrou o porquê de ser considerado uma das grandes promessas do ténis francês, ao fechar a temporada com chave de ouro. O jovem francês, de apenas 18 anos, conquistou o seu primeiro Challenger e nunca mais irá esquecer Portugal, já que foi no Maia Open que ergueu o primeiro troféu a esse nível.

O campeão júnior de Roland Garros, em 2021, já vai surgir dentro do top 140 do ranking ATP, mas a verdade é que inscreveu o seu nome na história com um feito inédito. É que Van Assche tornou-se no primeiro jogador nascido em 2004 a conquistar um torneio Challenger. É evidente que mais vão surgir no futuro, mas o francês ficará nos livros como quem abriu o caminho na sua geração.

Promessa Van Assche, de 18 anos, conquista primeiro Challenger no Maia Open

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt