Turca de 15 anos suspensa por 12 meses após acusar substância proibida que a mantinha acordada em época de exames escolares
Zeynep Sonmez, jovem turca de apenas 15 anos a dar os seus primeiros passos no circuito mundial, foi suspensa esta semana por um ano pela Federação Internacional de Ténis (ITF), depois de ter acusado positivo à substância de ‘Modafinil’, que lhe foi prescrita pelo médico de família depois de se ter queixado de que andava excessivamente sonolenta.
Em época de exames, a jovem turca manteve o esquema de treinos de 5/6 horas por dia o fazia com que andasse excessivamente cansada durante o dia. O médico aconselhou-lhe este medicamento, que ajuda a manter a pessoa acordada e ativa, mas o problema é não tinha conhecimento de que este fármaco está proibido pela Agência Mundial de Antidoping.
Perante este cenário, a ITF considerou que a jogadora não tinha culpa, mas atribuiu-lhe na mesma uma suspensão de um ano, que inicia na última data em Sonmez controlou positivo, a 23 de outubro de 2017, e termina no mesmo dia deste ano.