This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Torneio de Tavira retorna com projeto sólido e nove portugueses em ação na quarta-feira
O presidente da Câmara Municipal de Tavira abriu a porta à continuidade e a um apoio reforçado ao 1.º Tavira Mens Open by Crédito Agrícola, que esta terça-feira arrancou com os quadros principais de singulares e de pares, ao mesmo tempo que se concluiu a fase de qualificação, no Pedras Tennis & Padel Academy.
“Estou a deixar a porta aberta, desde que contactem-me mais cedo. Este ano fizeram uma primeira aproximação à CMT já tardiamente e não foi possível disponibilizar uma verba, mas estamos a apoiar em termos logísticos“, disse a autarca Ana Paula Martins, na cerimónia de apresentação oficial da prova, realizada ao final da tarde de hoje, na CMT
Trata-se do regresso a Tavira de torneios internacionais de ténis, a contarem para os rankings mundiais, após um hiato de quatro anos, mas foi um retorno a dobrar, uma vez que, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), o Tavira Racket Club abalançou-se para a organização de dois torneios consecutivos, sob o nome de Tavira Mens Open by Crédito Agrícola.
“É um orgulho, enquanto algarvio, ver a realização de tantos torneios destes no Algarve e é sempre um prazer voltar, mas o mais importante é a oportunidade que estes eventos representam para os jovens portugueses que desejam abraçar o profissionalismo”, frisou, por seu lado, Rui Machado, o coordenador técnico nacional e também selecionador nacional da Taça Davis.
O primeiro torneio terá a final no dia 15 de outubro e a final do segundo será a 22, estando prevista a presença nas finais de Vasco Costa, o presidente da Federação Portuguesa de Ténis.
Cada torneio insere-se na categoria de M25, ou seja, com 25 mil dólares em prémios monetários e com 25 pontos para o vencedor, no ranking do ATP Tour. São provas do calendário oficial da Federação Internacional de Ténis, o ITF World Tennis Tour.
“Já joguei muitos torneios pelo mundo fora, mas nunca joguei em casa e será muito especial poder jogar pela primeira vez em Tavira”, disse Tiago Pereira, de apenas 19 anos, o último atleta a entrar diretamente no quadro principal. O jogador do Tavira Racket Club, a jogar verdadeiramente em casa, terá pela frente na primeira ronda o 6.º cabeça de série, o alemão Marlon Vankan. Será o quarto encontro de amanhã (quarta-feira) no Court-2, a partir das 9h30.
Mais difícil será a tarefa do internacional português da Taça Davis, João Domingues, que apanha pela frente com o 1.º cabeça de série, o francês Valentin Royer, campeão em fevereiro no M25 de Vila Real de Santo António. Tem honras de abertura no Court-3, logo às 9h30.
Também o campeão nacional, Fábio Coelho, terá diante de si um cabeça de série, o 3.º, o alemão Sebastian Fanslow, que já venceu em Portugal três dos seus 11 troféus do ITF World Tennis Tour. Será logo a abrir o Court-2, às 9h30.
O quarto português a lidar com um cabeça de série logo de entrada é Pedro Araújo, face ao 7.º, o italiano Andrea Guerrieri. Será o terceiro duelo do Court-3.
Entre os nove portugueses do quadro principal, um veio da fase de qualificação, Diogo Marques, que, logo às 9h30, no Court-1, mede forças com outro ‘qualy’, o sueco Simon Freund, responsável pela eliminação do português Tiago Boschmans na segunda ronda da qualificação. Diogo Marques foi o único dos 17 portugueses no ‘qualifying’ a aceder ao quadro principal.
Dois dos portugueses são cabeças de série. Jaime Faria, o 4.º, defronta o ‘Junior Exempt’ espanhol Martin Landaluce no terceiro embate do Court-2. Já Henrique Rocha, o 2.º pré-designado, inicia a campanha rumo a um eventual quinto título do ano no ITF World Tennis Tour diante o checo David Poljak. “Ser segundo cabeça-de-série é uma motivação e também uma responsabilidade”, admitiu o jovem português de 19 anos.
Para além de Fábio Coelho e Pedro Araújo, receberam ainda ‘wild cards’ Francisco Rocha e Daniel Marincas, que defrontam dois adversários vindos do ‘qualifying’, respetivamente o neerlandês Mats Bredschneijder e o suíço Patrick Schoen.
Esta terça-feira já houve quatro encontros do quadro principal de singulares e outros quatro do quadro principal de pares, com duas duplas nacionais a seguirem em frente, as de Jaime Faria/Henrique Rocha e Rodrigo Fernandes/Francisco Oliveira. Os portugueses estavam Pedro Araújo e Daniel Marincas integraram conjuntos derrotados (ver resultados completos em anexo).
- Categorias:
- ATP World Tour
- Não categorizado