Top 20 ATP há um ano, Cecchinato vai sair do top 100 na próxima semana

Top 20 ATP há um ano, Cecchinato vai sair do top 100 na próxima semana

Por José Morgado - fevereiro 12, 2020

Marco Cecchinato, semifinalista de Roland Garros em 2018, vivia o melhor momento da sua carreira profissional quando, há precisamente um ano, saiu de Buenos Aires com o título no ATP 250 argentino e à porta do top 15 do ranking mundial. Um ano depois, o transalpino de 27 anos vive um verdadeiro pesadelo e vai sair… do top 100 mundial.

Cecchinato foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 de Buenos Aires, diante do espanhol Roberto Carballes Baena, e a perda dos 250 pontos ganhos em 2019 significa que vai cair para — na melhor das hipóteses — o 110.º posto da hierarquia mundial, que o vai afastar dos quadros principais dos principais torneios, inclusive de Grand Slam…

“É duro. Na próxima semana vou estar fora do top 100, mas neste momento aquilo que preciso é de vitórias. Ganhar encontros, mais nada”, confessou em conferência de imprensa depois de sofrer mais um desaire na capital argentina.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt