Toni Nadal: «Nunca mais me vou sentir como em Wimbledon 2008»

Toni Nadal: «Nunca mais me vou sentir como em Wimbledon 2008»

Por José Morgado - junho 30, 2020
nadal

Toni Nadal, tio e ex-treinador de Rafael Nadal, viu muito ténis ao longo da sua vida e esteve no camarote de quase todos os principais títulos do seu sobrinho, mas em entrevista ao jornal inglês ‘Times’ não escondeu qual foi para si o dia mais especial de todos da carreira enquanto treinador: a final de Wimbledon 2008 e o épico encontro — para muitos o melhor de sempre — em que o maiorquino venceu no All England Club pela primeira vez.

Eu estava muito nervoso durante o encontro. Nunca mais senti o mesmo e nunca mais me vou sentir assim. Tivemos algumas derrotas muito difíceis ao longo dos anos e uma delas foi a final de 2007. No final do quarto set, o Rafael começou a sentir dores no joelho. Nessa ano, no quinto set, ele não conseguiu jogar da mesma maneira. Foi difícil para ele porque sabia que estava muito perto da vitória”, lembrou Toni Nadal.

O diretor da Rafa Nadal Academy assume que nunca mais esquecerá esse encontro. Foi incrível para nós, porque era um sonho vencer Wimbledon. Após duas derrotas em finais, este encontro incrível foi um momento especial para a família. Eu nunca teria acreditado que Rafael seria o número 1 do Mundo tantos anos depois e que teria todos estes títulos do Grand Slam. É fantástico”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com