THROWBACK #4: 28-09-2013. Histórico Sousa imitava Gil e alcançava inédita final na Malásia
A um passo do tão desejado título. João Sousa pisava o court central do ATP 250 de Kuala Lumpur, a 28 de setembro de 2013, com o objetivo de imitar o compatriota Fred Gil, o único português a alcançar uma final no circuito principal. O sintrense fê-lo em Portugal, no Estoril Open, na época de 2010, mas Sousa iria tornar a Malásia um país de ouro para o ténis luso.
A tarefa adivinhava-se árdua, com um talentoso esquerdino a apresentar-se do outro lado da rede. No entanto, um dia depois de ter carimbado a melhor vitória da carreira em termos de ranking – bateu David Ferrer, número quatro mundial -, tudo era possível e o vimaranense fez questão de mostrar a razão pela qual é conhecido pela sua garra e força de vontade.
A jogar a sua segunda meia-final ATP da carreira – em semanas consecutivas -, Sousa, no 77.º posto da classificação, defrontava Jürgen Melzer, 26.º lugar da hierarquia, mas o favoritismo teórico do austríaco desvaneceu, apesar de os parciais de 6-4, 3-6 e 6-4 mostrarem o equilíbrio que existiu. No entanto, o pupilo de Frederico Marques conseguiu ser superior nos momentos importantes em mais uma exibição de grande nível.
Com mais de 60 mil euros amealhados, João Sousa continuava a somar pontos para o ranking ATP e tudo indicava que ultrapassaria o algarvio Rui Machado, que com o 59.º lugar possuía o estatuto de melhor português de sempre na tabela mundial. E o título estava aí à porta…