THROWBACK #1: 25-09-2013. João Sousa iniciava caminhada para o primeiro título ATP de Portugal
Há três anos, Kuala Lumpur tornou-se uma cidade de ouro para o ténis português. Os adeptos nacionais da modalidade foram brindados com momentos únicos e, até hoje, aquele que foi o primeiro título ATP para Portugal marca definitivamente a história do desporto no nosso país. João Sousa foi o protagonista… e tudo começou a 25 de setembro de 2013, com uma primeira ronda ultrapassada em parciais diretos.
O número um português tinha do outro lado da rede o norte-americano Ryan Harrison, 109.º colocado da hierarquia ATP naquela altura e convidado pela organização para disputar a prova. Já Sousa havia subido há dois dias ao 77.º posto do ranking, a sua melhor posição de sempre até então, e o seu teórico favoritismo foi transportado para a prática, vencendo pelos parciais de 6-3 e 6-2, em 81 minutos.
A qualificação para os oitavos de final estava definida e o próximo desafio tinha o nome do uruguaio Pablo Cuevas. “Estou entusiasmado com a próxima ronda”, dizia o pupilo de Frederico Marques à imprensa local, admitindo ainda que tinha vindo a jogar bem em superfície rápida. “Estou habituado ao piso. É um bom court com um bom ressalto”, rematava.
Foi, de facto, um início de torneio bastante animador para Sousa, uma semana depois de ter alcançado as suas primeiras meias-finais ATP da carreira no evento 250 de São Petersburgo, na Rússia. Pois bem, faltavam apenas quatro dias para se tornar um verdadeiro herói…