Thomaz Bellucci: «Chego a perder seis quilos por encontro»

Thomaz Bellucci: «Chego a perder seis quilos por encontro»

Por admin - março 29, 2016

Thomaz Bellucci voltou a sofrer com o intenso calor e a forte humidade que se vão fazendo sentir em Miami, EUA, e, à semelhança do que sucedeu no Rio Open e em São Paulo, viu-se obrigado a desistir do seu encontro da primeira ronda, no sábado.

“Os sintomas são os mesmos”, começou por explicar o brasileiro de 28 anos em declarações ao “Break Point Brasil” e ao “Globoesporte”. “Fico muito tonto, perco a visão, e é muito difícil jogar. Sinto um cansaço absurdo”, acrescentou Bellucci, admitindo que a desidratação atinge níveis insanos, à medida que o encontro avança.

“Chega o final do embate e eu chego a perder cinco, seis quilos. Perco muito líquido, é difícil jogar assim. Não dá para perder cinco quilos e continuar a sentir-me bem. É mais do que 5% da minha massa corporal”, lamenta.

Um problema que é difícil de combater, passando a solução passa por “aprender a conviver com isso”, admite. “Fazemos um pré-jogo, hidrato-me, alimento-me, preparo-me da melhor maneira possível, mas no encontro não consigo suportar uma humidade tão grande, sem conseguir repor [os líquidos]. Tenho alguns sintomas de desidratação. É como uma bola de neve e é difícil de jogar. Não consigo manter a consistência, a dinâmica, a coordenação, o raciocínio”.

De acordo com o site ATP, o peso médio de Bellucci é 82kg, o que significa que uma perda de 6 kg equivale a 7 por cento da sua massa corporal. Uma perda que não é natural, a não ser que se trate de um lutador de MMA [Artes Marciais Mistas], como explica preparador físico brasileiro Tiago Marsillac. No caso de um jogador de futebol, por exemplo, o normal é perder-se 3 kg.

bellucci

Bellucci a ser assistido, antes de abandonar o seu encontro diante de Mikhail Kukushkin, no Miami Open

Algumas horas depois de desistir do seu encontro de singulares diante de Mikhail Kukushkin, Bellucci voltou ao court com o compatriota André Sá, que entraram como alternate no quadro de pares. “Apesar do que aconteceu e de não estar a 100 por cento ainda, não poderia deixar o André na mão. Como já era noite, não estava tanto calor e um encontro de pares exige menos, eu e a minha equipa conversamos e decidimos que eu tinha condições para jogar”. A dupla brasileira foi eliminada em duas partidas.