Thiago Monteiro sofre, mas confirma vitória para o Brasil na Copa Davis

Thiago Monteiro sofre, mas bate Cui e abre vantagem para Brasil na Copa Davis

Por Bruno da Silva - fevereiro 3, 2023
monteiro-cui-copa-davis
Luiz Candido/LuzPress/CBT

Foi mais difícil do que o previsto, mas Thiago Monteiro confirmou o favoritismo contra Jie Cui (913º da ATP) e abriu 2 a 0 para o Brasil no confronto contra a China pelos playoffs do Grupo Mundial 1 da Copa Davis. O número 1 do Brasil anotou 6-3 e 6-4, em 2h16, nesta sexta-feira (3), no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O primeiro set foi bastante equilibrado até o sexto game. Cui salvou um break point no quinto game para confirmar o serviço, mas, depois disso, Monteiro venceu quatro games seguidos para fechar a parcial em 6-3. O chinês de 25 anos chegou a salvar três set points antes de finalmente o brasileiro fechar a série em 56 minutos.

A segunda parcial foi ainda mais longa (durou 1h20). Cui abriu 2-0, depois 3-2, mas não conseguiu segurar a vantagem, mesmo dando trabalho em diversos games longos. Durante o sétimo, o chinês sofreu uma queda feia e recebeu atendimento – ele seguiu no jogo normalmente depois.

Mesmo com problemas no primeiro serviço em certos momentos, Monteiro segurou o seu saque na reta final e, com uma quebra no décimo game, assegurou a vitória.

O que vem por aí

Mais cedo, Matheus Pucinelli fez 2 a 0 em Rigele Te. Com isso, o Brasil precisa de uma vitória no segundo dia de jogos, neste sábado (4).

A programação começa às 10h, com o jogo de duplas entre Felipe Meligeni e Rafael Matos x Rigele Te e Ze Zhang. Caso necessário, serão realizados outros dois jogos de simples: Thiago Monteiro x Rigele Te e Matheus Pucinelli x Jie Cui.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.