Thiago Monteiro se diz preparado para desafio contra Alcaraz no Rio Open: “Treino para isso”
Rio de Janeiro, Brasil — Número 2 do Brasil, Thiago Monteiro terá uma parada duríssima logo na estreia do Rio Open 2024. O cearense, 118º da ATP, vai encarar Carlos Alcaraz, vice-líder do ranking mundial e finalista das duas últimas edições do torneio. Apesar de muitos verem como uma falta de sorte encarar o espanhol logo de cara, o brasileiro enxerga uma grande oportunidade.
“Treinamos para enfrentar esse tipo de jogador com mais frequência. Ele é um fenômeno, já tem dois Slams, já foi número 1 e é a grande atração do evento, mas sinto que estou bem preparado. Sempre jogo bem aqui, gosto da atmosfera e da torcida. Vou aproveitar da melhor forma e acreditar nas minhas chances. Venho confiante pela semana na Davis e das semanas de treino”, garantiu o brasileiro em coletiva de imprensa.
Monteiro conta que tem ótimas recordações do Rio Open, incluindo a primeira vitória sobre um top 10 – contra Tsonga, em 2017 – e está pronto para o desafio.
“A maior preparação antes desse jogo é mental, de acreditar que é possível sair com a vitória por mais que não seja favorito. Me apegar nas coisas positivas que venho fazendo e entrar para bater de frente na medida do possível e aproveitar as chances que vão aparecer. Ele perdeu nas semis em Buenos Aires, então afeta um pouco a confiança dele e me dá a confiança de que ele é batível“, destacou.
Por um momento, porém, Monteiro achou que enfrentaria… um qualifier na estreia. Ele contou que o seu técnico confundiu ao ver a chave e achou que Alcaraz teria um bye na primeira rodada. O brasileiro, porém, abriu a chave para conferir quem os seus compatriotas enfrentariam e percebeu que na verdade seu rival era o número 2 do mundo.