Thiago Monteiro se diz preparado para desafio contra Alcaraz no Rio Open: "Treino para isso"

Thiago Monteiro se diz preparado para desafio contra Alcaraz no Rio Open: “Treino para isso”

Por Bruno da Silva - fevereiro 19, 2024
monteiro rio open
Fotojump/Rio Open

Rio de Janeiro, Brasil — Número 2 do Brasil, Thiago Monteiro terá uma parada duríssima logo na estreia do Rio Open 2024. O cearense, 118º da ATP, vai encarar Carlos Alcaraz, vice-líder do ranking mundial e finalista das duas últimas edições do torneio. Apesar de muitos verem como uma falta de sorte encarar o espanhol logo de cara, o brasileiro enxerga uma grande oportunidade.

Treinamos para enfrentar esse tipo de jogador com mais frequência. Ele é um fenômeno, já tem dois Slams, já foi número 1 e é a grande atração do evento, mas sinto que estou bem preparado. Sempre jogo bem aqui, gosto da atmosfera e da torcida. Vou aproveitar da melhor forma e acreditar nas minhas chances. Venho confiante pela semana na Davis e das semanas de treino”, garantiu o brasileiro em coletiva de imprensa.

Monteiro conta que tem ótimas recordações do Rio Open, incluindo a primeira vitória sobre um top 10 – contra Tsonga, em 2017 – e está pronto para o desafio.

A maior preparação antes desse jogo é mental, de acreditar que é possível sair com a vitória por mais que não seja favorito. Me apegar nas coisas positivas que venho fazendo e entrar para bater de frente na medida do possível e aproveitar as chances que vão aparecer. Ele perdeu nas semis em Buenos Aires, então afeta um pouco a confiança dele e me dá a confiança de que ele é batível“, destacou.

Por um momento, porém, Monteiro achou que enfrentaria… um qualifier na estreia. Ele contou que o seu técnico confundiu ao ver a chave e achou que Alcaraz teria um bye na primeira rodada. O brasileiro, porém, abriu a chave para conferir quem os seus compatriotas enfrentariam e percebeu que na verdade seu rival era o número 2 do mundo.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.