Thiago Monteiro pode herdar vaga de argentino campeão pan-americano nas Olimpíadas; entenda

Thiago Monteiro pode herdar vaga de argentino campeão pan-americano nas Olimpíadas; entenda

Por Marcela Linhares - outubro 31, 2023
Thiago Monteiro
Sergio Llamera/ITF

Thiago Monteiro conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Mesmo com este resultado, o cearense pode ter chance de herdar a vaga na Olimpíada de Facundo Diaz Acosta – que conquistou o ouro na competição chilena.

Tanto o medalhista de ouro quanto o de prata garantem vagas na próxima edição dos Jogos Olímpicos – que, neste caso, vão ser disputados em 2024 em Paris, na França. Só que isso acontece apenas se a cota do Comitê Olímpico Nacional não estiver completa via aceitação direta.

Na Olimpíada, 64 tenistas estarão presentes na chave sendo 56 pelo ranking e, com o máximo, de quatro atletas por país. A Argentina possui cinco jogadores dentro do top 80, mas Diaz Acosta é apenas o sexto mais bem colocado – ficando atrás de Francisco Cerundolo (21), Sebastian Baez (29), Tomas Etcheverry (31), Pedro Cachin (70) e Federico Coria (78).

Então, caso a Argentina consiga colocar quatro tenistas pelo ranking na Olimpíada, Facundo Diaz vai perder a vaga que conquistou no Pan e esta será herdada pelo brasileiro Thiago Monteiro.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.