Thiago Monteiro perde partida de três horas na estreia em Munique e vai deixar top 90
De virada, Thiago Monteiro (89º da ATP) caiu na estreia do ATP 250 deMunique para o wildcardYannick Hanfmann (112º) nesta segunda-feira (17). O dono da casa anotou 6-7(3), 7-6(5) e 6-2, em 2h59, e derrotou o brasileiro pela terceira vez em quatro confrontos. Com a derrota, Monteiro vai deixar o top 90 do ranking mundial na próxima atualização. O número 1 do Brasil perdeu pela sexta vez em nove torneios no ano na rodada inaugural em chaves principais.
O primeiro set foi bastante equilibrado, com Hanfmann tendo mais break points (três a dois), mas com cada um convertendo um deles. O alemão saiu na frente no quinto game e permitiu a reação logo na sequência, com a parcial sendo decidida no tie-break. Aí, Monteiro foi bem mais consistente, não perdeu nenhum ponto no saque e contou com alguns erros incomuns do dono da casa, anotando 7-6(3), em 1h06.
Na segunda parcial, Monteiro não teve nenhuma chance no serviço de Hanfmann, que venceu 89% dos pontos no primeiro saque. O brasileiro, porém, se manteve firme, salvando dois break points no sexto game e escapando de outros dois 30-30 no seu serviço para forçar novo tie-break.
Desta vez, o game de desempate foi de mais altos e baixos. Hanfmann, porém, abriu mini-breaks de vantagem e contou com o primeiro serviço quando precisou para anotar 7-6(5), em 1h08, igualando o placar.
No retorno do terceiro set, após certa indefinição por causa de uma garoa em Munique, Monteiro não manteve o nível. O brasileiro, com muito mais erros no forehand, sofreu duas quebras em sequência e viu Hanfmann abrir 4-0. Neste meio-tempo, ainda recebeu um atendimento para cobrir bolhas na mão.
Mantendo um altíssimo aproveitamento no saque, Hanfmann administrou a vantagem e fechou o jogo anotando 6-2, em 44 minutos.
Nas oitavas de final, Hanfmann encara o atual campeão Holger Rune, cabeça de chave 1 do torneio, que vem de final em Monte Carlo.